2º SEMESTRE 3ª ETAPA

 

02/08/2010

TERMOLOGIA

1 - TERMOMETRIA : Em várias atividades, as medições da temperatura são necessárias e constantes como na culinária, na metalurgia, no artesanato, por exemplo. E há nos casos que as medições da temperatura têm de ser ainda mais precisas, como por exemplo, para avaliar a temperatura do corpo humano.

Você verá como é interessante compreender o funcionamento de alguns equipamentos do nosso dia-a-dia, como a geladeira, os aparelhos de ar condicionado, a garrafa térmica e o forno microondas, que só puderam ser criados graças aos ens

 

inamentos de"Joule" ( 1818 - 1889 ), "Kelvin", "Carnat" (1796 - 1832 ) e "Plank" ( 1858 - 1947 ).

Todos os corpos são constituídos por partículas que estão em movimento. Esse movimento é denominado de ernergia interna do corpo.

   

          James Pascot Loule                Lord Kelvin

03/08/2010 << CONTINUAÇÃO>>

Temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando seu estado térmico.

Portanto, as palavras quentes e frio estão associadas à temperatura de um corpo são chamadas de   termômetros. Os aparelhos que permitem medir a temperatura de um corpo são chamados termômetros.  A temperatura de um corpo vai ganhar ou perder energia interna ao entrar em contato com outro corpo. Se dois corpos, um quente e outro frio forem colocados em contato, uma parcela da energia interna do corpo quente passará para o frio. Um termômetro colocado sobre um corpo quente mostra a sua temperatura diminuida, enquanto outro termômetro colocado sobre o corpo frio, mostra que sua temperatura aumenta. Após um certo tempo, as temperaturas dos dois corpos se igualam. Nesse momento o fluxo de calor é interrompido e se diz que os corpos se encontram em equilíbrio térmico.